No passado dia 1 de Agosto, celebrou-se o Dia Nacional da Suíça. Decidi voltar às montanhas e, por mero acaso, ao sabor de comentários lidos na internet, acabei por passar o dia nos Alpes bernenses, a cerca de uma hora de carro de Berna.
Para o seu Dia Nacional os suíços tiveram toda a sorte possível com o tempo, e nem uma nuvem se via sobre os Alpes, coisa raríssima.
O caminho não foi fácil e envolveu carro até à localidade de Lauterbrunnen, um comboio de cremalheira, com pelo menos o dobro da minha idade, até à turística aldeia alpina de Wengen, e teleférico - pouco recomendável a gente com vertigem - até ao cume de Mannlichen.
As vistas do comboio já deixavam adivinhar
o cenário magnífico nas alturas
Em frente, a cadeia dos Alpes bernenses como
se de um postal panorâmico se tratasse...
... Pela direita, a vista infinita sobre o vale de Grindelwald...
... e pela esquerda, ao longe, um vislumbre de um dos lagos de Interlaken
A partir desse ponto, uma caminhada fácil de hora e meia conduz ao sopé dos três colossos dos Alpes bernenses: os picos Eiger (3.970m), Monch (4.107m) e Jungfrau (4.158m). Os panoramas de mais esta caminhada nas alturas foram desta vez de cortar a respiração.
A caminhada terminou na localidade de Kleine Scheidegg, local a partir do qual se apanha o famoso comboio que "perfura" os Alpes vários quilómetros acima até alcançar o "spot" turístico por excelência da Suíça: o Jungfraujoch, ou "Top of the World", miradouro e restaurante junto ao mais alto cume dos Alpes bernenses, e cenário de um filme do James Bond dos anos 70. Mas essa história ficará para outro post...
tipicos postais! paisagens lindas. pena que as pessoas não sejam como as paisagens.
ResponderExcluirDisseste e falaste! Bjinho
Excluir