segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Caminhada junto aos colossos bernenses: Eiger, Monch e Jungfrau...





No passado dia 1 de Agosto, celebrou-se o Dia Nacional da Suíça. Decidi voltar às montanhas e, por mero acaso, ao sabor de comentários lidos na internet, acabei por passar o dia nos Alpes bernenses, a cerca de uma hora de carro de Berna.

Para o seu Dia Nacional os suíços tiveram toda a sorte possível com o tempo, e nem uma nuvem se via sobre os Alpes, coisa raríssima.




O caminho não foi fácil e envolveu carro até à localidade de Lauterbrunnen, um comboio de cremalheira, com pelo menos o dobro da minha idade, até à turística aldeia alpina de Wengen, e teleférico - pouco recomendável a gente com vertigem - até ao cume de Mannlichen.




As vistas do comboio já deixavam adivinhar 
o cenário magnífico nas alturas

Em Mannlichen, a 2.200 metros de altitude, 
cuidado com as vertigens!


Em frente, a cadeia dos Alpes bernenses como 
se de um postal panorâmico se tratasse... 

... Pela direita, a vista infinita sobre o vale de Grindelwald...


... e pela esquerda, ao longe, um vislumbre de um dos lagos de Interlaken


A partir desse ponto, uma caminhada fácil de hora e meia conduz ao sopé dos três colossos dos Alpes bernenses: os picos Eiger (3.970m), Monch (4.107m) e Jungfrau (4.158m). Os panoramas de mais esta caminhada nas alturas foram desta vez de cortar a respiração.









A caminhada terminou na localidade de Kleine Scheidegg, local a partir do qual se apanha o famoso comboio que "perfura" os Alpes vários quilómetros acima até alcançar o "spot" turístico por excelência da Suíça: o Jungfraujoch, ou "Top of the World", miradouro e restaurante junto ao mais alto cume dos Alpes bernenses, e cenário de um filme do James Bond dos anos 70. Mas essa história ficará para outro post...




2 comentários: