Todos os anos, a cidade de Genebra celebra o pico do verão com o maior festival popular ao ar livre da Suíça, as "Fêtes de Genève", evento que reúne cerca de dois milhões de pessoas em dez dias de festa junto ao lago Léman.
E todos os anos é de tradição convidar um país-convidado, divulgando-se as suas tradições e culinária.
Pois este ano coube a honra a Portugal, honra de particular importância para a cidade, já que os portugueses são, nada mais nada menos, do que a primeira das comunidades estrangeiras do cantão (basta caminhar uns minutos junto ao lago, no fim-de-semana, para não restarem dúvidas da importância da nossa comunidade local).
Com o Embaixador fora da Suíça, e o Cônsul-Geral de saída, coube-me a honra de inaugurar o evento com o Presidente do Cantão de Genebra e, muito embora a organização me tenha trocado as voltas (dizendo-me que ninguém usava gravata naquele dia...) a cerimónia decorreu bem. E foi ocasião de voltar aos discursos públicos após os "tempos brasileiros", e treinar alguma exposição pública e mediática (duas entrevistas a televisões locais, tantas quantas a rádios locais também).
Uma semana depois, aceitando novo convite da organização, não perdi a oportunidade de ver o maior fogo de artifício da Suíça, com participação inicial portuguesa (Grupo Luso de Pirotecnia de Almada). Para mais tarde recordar...
Ficam abaixo imagens e links com a minha participação neste evento que veio agitar o fare niente de Agosto.
Entrevista à rádio portuguesa "Arremesso". Embora
não pareça, foi bem informal e ainda deu para umas
valentes gargalhadas!
Entrevista à TV Leman:
http://www.lemanbleu.ch/vod/fetes-de-geneve-2013-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário