Frio e chuvoso este Domingo escolhido para uma primeira visita aos "antros" do rio que passa por Berna, o Aare. O local, que em alemão porta o belo e facilmente pronunciável nome de Aareschlucht, superou e muito as minhas melhores expectativas. Contava com um agradável passeio junto do Rio, e dei "de caras" com um cenário de escarpas que me trouxe de imediato à mente os filmes do Indiana Jones!
Aberto ao público desde 1888 o roteiro, que alterna entre passadiços de madeira e túneis escavados na rocha, atravessa ao longo de 1,4km o impressionante "canyon", marcado por escarpas que se elevam a mais de 200 metros acima do nível do rio. Estas "gargantas" conduzem o Aare do cimo das montanhas próximas até ao lago de Brienzsee (passando, uns cinquenta quilómetros depois por Berna).
O local não é para claustrofóbicos. Além dos túneis na rocha, em certos locais exteriores as escarpas quase que se tocam não distando entre elas mais do que um curto metro por onde o visitante se vê forçado a esguiar-se...
Nenhum comentário:
Postar um comentário