sábado, 26 de outubro de 2013

Caminhada pelas florestas do Jura


A caminhada de hoje foi pelas montanhas do Jura, na região de Neuchâtel, a pouco mais de uma hora de Berna. Um passeio de duas horas por aquele que foi o primeiro parque natural protegido criado na Suíça, em 1876. 




Destaque para a garganta do rio Areuse e, sobretudo, para a explosão de cores do Outono, para mim sem sombra de dúvidas a mais bela época do ano para se conhecer a Suíça.

















sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Caminhadas alpinas...

A vida de tédio, a sós em Berna, tem sido ainda assim agraciada com um Outono clemente que tem permitido belas caminhadas nos fins-de-semana. Desde o regresso de férias, aqui ficam as fotos dos mais interessantes passeios.


PELAS ALTURAS DE GRUYÈRE

Um belo passeio de carro até à pequena aldeia de Jaun, na área mais elevada da região de Gruyère (e simultaneamente a única de língua alemã). Daí, e após um almoço frugal mas com vista irrepreensível, uma bela caminhada de uma hora até enfrentar a cadeia montanhosa de Gastlosen, que se ergue majestosa aparentando-se com o dorso de um colossal Triceratops! 

Fiquei a saber que as paisagens locais estão mais do que à altura do seu famoso queijo...









O LAGO DE BRIENZ

Local de tantos passeios de fim-de-semana, talvez o mais belo dos nossos "refúgios" próximos de Berna, a aldeia de Brienz é um autêntico postal. Mas a caminhada há tanto pensada junto ao Lago de mesmo nome só aconteceu mais de quatro anos volvidos sobre a chegada à Suíça. E num belo Domingo de Outono.



Vista sobre a aldeia de Brienz com os Alpes em pano de fundo

Uma cascata plena de romantismo




HASLIBERG, MAIS PERTO DA HEIDI

A região de Hasliberg, a uma hora de Berna, é também território parcialmente conhecido. Mas, desta feita, foi rumo aos cimos e aos panoramas magníficos sobre o vale da região de Brienz, e o seu vasto lago.





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Férias em Portugal 2013 - parte 2...


De regresso ao péssimo clima bernense, tempo para voltar a rever as mais de mil (!!) fotos que guardarão a memória daquilo que foram umas férias como há muito não se viam. Pelo período de cinco semanas (o maior desde que saímos de Portugal, há oito anos atrás...), pelo clima absolutamente perfeito para férias de praia (para incêndios de floresta, nem tanto assim) e por podermos finalmente gozar, com a calma rotineira, as vantagens de um dia-a-dia passado à beira-mar.



A VIDA PELO ESTORIL.

Muitos bons momentos passámos no nosso jardim, a brincar com o Bernardo e o seu sempre presente triciclo, a "chafurdar" na mini-piscina multicolor da Joana, ou ainda a varrer as toneladas de formigas que nos iam entrando pela casa adentro todo o santo dia. Ou, simplesmente, em casa, a apreciar a vida sem pressas...










E que belos banhos de mangueira à volta da praia, que óptima sensação de liberdade!

Na memória ficarão os passeios diários no paredão de Cascais, corrida solitária ou longas caminhadas com o Bernardo, com paragens pela praia com a Joana e uma passagem obrigatória pelo quiosque dos gelados! (em alternativa, como na foto abaixo, a lojinha da Santini, os melhores gelados do país à porta de casa...)










JANTARADAS.

Belas jantaradas também, como esta com os primos Catarina e Pedro, e o priminho Gil a caminho!


                                                                  Alguma reclamação???

VIDA NOVA, ESCOLA NOVA.

Uma dessas jantaradas foi para festejar o primeiro dia de escola da Joana! Vieram a avó Lena, a Tia Anita e a Tia Luisa passar o dia (e o serão) connosco, e a Joana adorou!






O início de uma nova vida para o Bernardo e para a Joana foram devidamente celebrados. A Joana, em particular, gostou (e gosta) muito da escola nova, de onde os seus pais esperam que, a acompanhar o bonito uniforme, venha alguma disciplina bem necessária (nostra culpa, na medida que nos incumbe, é certo...).




O PARQUE DE CASCAIS.

Bem junto à mais "glamourosa" baía do país, descobrimos ainda toda a extensão do magnífico parque de Cascais (conhecíamos apenas uma pequena parte) e dos seus espaços infantis. E fizemos um pique-nique bem giro!













TURISTAS... NAS ALTURAS.

Demos duas memoráveis (sobretudo a primeira) voltas naqueles autocarros turísticos de dois andares, com o cabelo ao vento e a interessante experiência de uma visão privilegiada e diferente sobre locais e paisagens que já nos eram familiares. Oportunidade para belas fotos, nas viagens até ao Guincho e pelo centro de Lisboa.

Aproveitámos, também, para levar a Joana ao Mosteiro dos Jerónimos, para conhecer o Luís e o Vasco, símbolos de toda uma Nação que já foi grande...






PASSEIO AO GUINCHO








PASSEIO POR LISBOA










COSTA DA CAPARICA.

Mesmo com praia ao lado de casa, fomos várias vezes até à Costa da Caparica (já se colocaram algumas fotos no "post" anterior), onde as ondinhas estavam óptimas para as duas surfistas de "pacotilha" cá de casa, e a água a uma temperatura fabulosa...














UM SALTO AO ALENTEJO.


Para celebrar os cinco anos de casados (e a Leelia ainda consegue rir como na foto ao lado, admirável...), os papás fizeram um curtíssimo périplo por uma zona do Alentejo que bem conhecem, e que reafirma sempre a sua beleza muito peculiar: jantar em Évora, passeio pela linda vila de Vila Viçosa, visita guiada ao magnífico palácio dos Duques de Bragança e almoço em Monsaraz, com vista sobre o Alqueva e Espanha. Uma bela despedida das férias...












A PRAIA "CASEIRA".

Mesmo juntinho à nossa casa, "regalámo-nos" com a nossa própria praia quase privativa, desconhecida  de todos quanto passam pela estrada principal. Em pleno Agosto, um descanso de praia...





E, para o ano, há mais praia, e repetição de todos os grandes momentos que marcaram o verão de 2013. Mais, mas muito mais, de tudo já que é o regresso a Lisboa!).


Uma foto que resume todo o espírito destas férias: 
sem correrias, dolce fare niente junto ao oceano