terça-feira, 15 de março de 2011

A avó Koidu nas alturas!

Hoje levámos a avó Koidu a alturas nunca dantes experimentadas, junto ao cume do Jungfrau, o mais alto do cantão de Berna. O teleférico de Grindelwald (que utilizámos pela primeira vez há duas semanas) transporta-nos a 2.200 metros de altitude e o panorama no alto não poderia ser mais suíço! A avó estónia adorou a sensação de estar no "topo do mundo"!

A caminho de Grindelwald, perto de Interlaken








A Joana sempre divertida e a fazer caretas!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Uma bela tarde em Montreux, com a avó Koidu!

Hoje esteve um belo dia de primavera, e a avó Koidu adorou o passeio por Montreux, tal como a Joana, sempre preparada para a brincadeira!










Alguém acredita que o inverno ainda aparece por aí?


domingo, 13 de março de 2011

Chegou a avó Koidu!

Chegou na Sexta-Feira a avó da Estónia, para uns dez dias junto da Joaninha...


Aproveitámos o fim-de- semana para um "pulo" até à Suíça italiana e Itália. Pelo caminho, e já no destino, a avó gostou muito das paisagens que viu.

Junto ao belo castelo medieval de Oberhofen

Pelos Alpes, entre Interlaken e Lucerna!


Junto ao Lago de Lugano

Frente à Câmara Municipal de Lugano

Pelas ruas de Lugano

À boa mesa! Risotto fruti di mare...


A Joana sempre bem disposta!

À beira do Lago de Como


Junto à Catedral de Como

domingo, 6 de março de 2011

Mais um Domingo junto ao Lago Léman, nos passos de Tintin...

Após a quilometragem de Sábado, decidimos ficar por "perto" (entre aspas porque, ainda assim, devemos ter andado uns 300km). Fomos percorrer a "costa" do Lago Léman desde Lausanne até Genebra, que ainda nos era desconhecida - já que habitualmente sempre nos deslocámos na beira-lago entre Montreux e Lausanne.

A beira-lago em Nyon

Acabámos por almoçar na bela estância de Nyon, a uma vintena de quilómetros de Genebra, cidade que, a título de curiosidade, figura numa das aventuras de Tintin!



O centro histórico de Nyon é pequeno e a povoação destaca-se sobretudo pelo interessante castelo e pelo passeio à beira-lago, onde uma boa parte dos transeuntes eram portugueses, ou não fosse a nossa emigração fortíssima pela Suíça francófona...

- Aspectos do centro histórico e da beira-lago -








A Joana brincou a valer nas pedras da muralha da promenade, para nossa constante preocupação!



Outro fait-divert que não esqueceremos, e que testemunha os focos de opulência que pululam pela região do Lago Léman, foi depararmo-nos com três ferraris novinhos em folha no espaço de cinco minutos!

All in all, a inspiração de Hergé não falhou já que Nyon se revelou um belo local para disfrutar do sol de Domingo, e ao qual voltaremos sem dúvida.

sábado, 5 de março de 2011

Pela Alsácia de novo: Mulhouse e primeira visita a Estrasburgo

Voltámos ao Norte de França, à região da Alsácia. Tivemos de ir a Mulhouse, saímos mais cedo de Berna e aproveitámos para dar um "pulo" a Estrasburgo, para uma primeira visita.

Maior cidade da Alsácia, não podemos na nossa rápida passagem por Estrasburgo ver mais do que um pequeno esboço das riquezas que ela encerra, com destaque para a magnífica catedral. Não vimos, aliás, dois dos seus ex-libris contemporâneos, o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu.

Teremos assim de regressar com o devido tempo a esta cidade, uma das mais tradicionais de França, mas também a mais "europeia.

1. Mulhouse - Num belo dia de céu azul, algumas fotos do pequeno centro histórico.

"Trompe l'oeuil" numa das paredes laterais da
Câmara Municipal de Mulhouse

Praça central com a catedral de Mulhouse

Junto à praça da Catedral, uma das principas ruas
de comércio vazia em horário de almoço

O tradicional versus moderno: uma fonte centenária em primeiro
 plano e, ao fundo, a "Tour de l'Europe", ex-libris da Mulhouse de hoje

2. Estrasburgo

Uma das torres de vigia medievais à entrada
do centro histórico de Estrasburgo

A cidade velha junto ao Reno


A Praça Kleber, coração cosmopolita da cidade

Outro ângulo sobre a Praça Kleber

A torre da Catedral, visível de qualquer ponto da cidade

A Catedral - Pelas dimensões, sobretudo a altura a que se eleva a sua torre única, a Catedral de Estrasburgo merece o seu lugar enquanto uma das mais emblemáticas de França. A sua localização enfrentando uma rua de casario medieval dominada pelo comércio turístico é simplesmente esmagadora...

Detalhe do frontão da Catedral


Gárgulas animalescas

No interior da Catedral merecem destaque os vitrais dos séculos XVI e XV, o magnífico órgão e o monumental relógio medieval inundado de turistas. Por ordem inversa, fotos abaixo.






Evidentemente, sempre que levamos a Joana o programa de visita turística tem de incluir alguns momentos de pura diversão!


Estrasburgo pareceu-nos um "carrocel" de atracções turísticas por descobrir e, nesta rápida primeira passagem, ficámos com a certeza de um regresso!